A importância do sono para uma coluna sem dores

O sono e a coluna

A qualidade do sono de uma pessoa e seu repouso é dependente do conforto da pessoa deitada em seu colchão adequado. Uma maneira em que este conforto pode ser medido é pelo número de movimentos que uma pessoa faz ao longo de sono uma noite normal. Dois fatores que foram demonstrados que afetam o conforto em um colchão são as montagens de pressão aplicada pelo colchão para o corpo e as características de suporte do colchão. Quando um sono saudável torna-se “desconfortável”, consciente ou inconscientemente, as pessoas se movem para aliviar o desconforto. Este desconforto pode vir de uma pressão excessiva no corpo ou suporte inadequado  do colchão.

Durante a noite, uma pessoa saudável geralmente passa por aproximadamente quatro a seis ciclos de sono. Estes ciclos de sono consistem de REM e sono não-REM. Sono não-REM é geralmente dividido em fases I e II, que são estágios III e IV, que são o sono profundo e sono leve. Todos os níveis de sono são importantes, mas é durante as fases III e IV que temos nosso sono mais profundo e mais repousante.

Quando o sono sofre uma grande mudança postural, a pessoa desperta para um nível mais leve do sono, ou desperta. Se o evento de despertar é curto em duração, é muitas vezes referido como uma excitação transitória. Os maiores despertares e despertares transitórios que ocorrem em uma noite ou um ciclo de sono, o sono menos repousante. Portanto, quanto mais desconforto se sente no sono durante a noite, mais essa pessoa se moverá e poderão ocorrer maior número de despertares ou despertares transitórios, resultando em um sono menos reparador.

Da mesma forma que dormir de mal jeito deixa você com a coluna doendo no outro dia, ter uma boa postura para dormir é vantagem. Não é só algumas partes do corpo e seu organismo que precisa de descanso, a musculatura também precisa de repouso, ele é fundamental. Além, como retirada as cargas do disco intervertebrais, é o momento que ocorre a reidratação dos discos, evitando a discopatia. Esse repouso é fundamental para repor as energias e preparar para o próximo dia e toda a carga que eles vão receber durante esse tempo.

Pode acreditar, uma boa noite de sono ajuda até prevenir as lesões na musculatura, isso porque o corpo descansa e evita que fique sobrecarregado demais. O que causa as lesões é a pressão das articulações, essa pressão pode causar hérnia de disco, por exemplo. Quando os músculos não descansam bem, no dia seguinte ele ainda vai estar sobrecarregado, vai fazer uma maior pressão nas articulações e nos discos intervertebrais. Entenda que estamos falando aqui dos músculos da coluna, mas a noite mal dormida pode trazer prejuízo para qualquer músculo do corpo.

Dicas para melhorar o sono >

Posição na cama

A posição que você dorme também é importante para evitar dores na coluna, ter uma boa noite se sono vai ajudar a evitar dores de coluna, mas você também precisa saber como dormir para não prejudica-la. Seus cuidados com a postura precisam ser diários e o tempo todo, não apenas durante o trabalho ou quando abaixa para pegar algo do chão, é preciso ter cuidado também na hora de dormir.

Seu colchão e travesseiro podem influenciar bastante na sua noite de sono e na saúde da sua coluna. Não fique muito tempo sem trocar o travesseiro e colchão, o correto é ficar até 6 anos com eles e depois trocar.

sono para uma coluna sem dores

A melhor posição para dormir é de lado, essa é a posição que a maioria das pessoas escolhe para dormir, mas você precisa estar com o travesseiro sob a cabeça e outro entre os joelhos, dessa forma o alinhamento da coluna fica correto. Você até pode escolher outras posições para dormir, como por exemplo, de barriga para cima, mas nesse caso é necessário colocar um travesseiro sob seus joelhos para deixar a coluna bem apoiada.

Compartilhe a informação
Coluna-Brasília
Coluna-Brasília

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília-DF, atua principalmente no tratamento da dor e afecções da coluna. Preconizamos o tratamento conservador e medidas sem cirurgia com enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolos exclusivos. Temos médicos e fisioterapeutas especialistas.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *