Dor cervical pelo celular

Hoje vamos falar sobre um assunto que afeta a quase todos nós: o uso recorrente do celular (smartphone) e a sua saúde. A cabeça humana pesa pouco mais de 5 kg. Mas como o pescoço inclina para a frente e para baixo, o peso sobre a coluna cervical começa a aumentar. Em um ângulo de 15 graus, este peso é de cerca de 12 kg, a 30 graus é 18 kg, a 45 graus é 22 kg, e a 60 graus é 27 kg.

Dor cervical pelo celular

Esse é o peso ao olhar para um smartphone – o que milhões de pessoas fazem por horas todos os dias, de acordo com estudo publicado por Kenneth Hansraj na National Library of Medicine. O estudo será publicado na Surgical Technology International. Ao longo do tempo, dizem os pesquisadores, essa má postura, às vezes chamada de “pescoço de texto” ou “text neck” pode levar a um desgaste e lesões no início da coluna vertebral, com a aceleração do processo degenerativo, com importantes consequências.

Sintomas associados com o “pescoço de texto”

Pescoço de texto mais comumente provoca dor cervical e cefaléia.

Além disso, olhar para o seu telefone celular muitas vezes ao dia pode levar a:

  • Dor nas costas que vão desde uma dor crônica, irritante para, graves espasmos musculares das costas superiores.
  • Dor no ombro e tensão, possivelmente resultando de um espasmo muscular e ombro doloroso.

Se um nervo cervical for comprimido, os sintomas neurológicos podem refletir no seu braço e em sua mão.

Como é tratado o pescoço de texto?

Há passos que você pode realizar para evitar o text neck e postura de cabeça para a frente. O primeiro passo é manter a sua coluna vertebral e postura adequadamente alinhada e saudável.

Assim, a prevenção é fundamental. Aqui estão alguns conselhos importantes para prevenir o desenvolvimento ou avanço do pescoço de texto:

  • Desça os seus olhos para baixo ao olhar um dispositivo. Não há necessidade de dobrar o pescoço.
  • Exercício: Mova a cabeça da esquerda para a direita várias vezes. Use as mãos para oferecer resistência e empurrar sua cabeça contra eles, primeiro para a frente e depois para trás. Coloque-se em uma porta com os braços estendidos e empurre o peito para a frente para fortalecer “os músculos com uma boa postura”.
  • Mantenha o seu telefone celular no nível dos olhos sempre que possível. O mesmo vale para todas as telas de laptops e tablets que também devem ser posicionadas de modo que a tela esteja ao nível dos olhos e você não tenha que dobrar sua cabeça para a frente ou olhar para baixo.
  • Faça pausas frequentes do seu celular e laptop durante o dia. Por exemplo, coloque um alarme que lembre você de se levantar e caminhar a cada 20 ou 30 minutos.
  • Se você trabalha em um escritório, certifique-se de que sua tela esteja configurada de modo que quando você olha para ela, você esteja olhando para a frente, com a cabeça posicionada diretamente na linha dos ombros e coluna vertebral.

O seu limite é evitar olhar para baixo com a cabeça inclinada para a frente por longos períodos durante o dia. Passar um dia inteiro consciente da sua postura: sua cabeça fica muito inclinada para a frente quando você dirige? Quando você assiste TV? Qualquer período prolongado que sua cabeça estiver para baixo você está colocando pressão excessiva sobre o seu pescoço.

Compartilhe a informação
Coluna-Brasília
Coluna-Brasília

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília-DF, atua principalmente no tratamento da dor e afecções da coluna. Preconizamos o tratamento conservador e medidas sem cirurgia com enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolos exclusivos. Temos médicos e fisioterapeutas especialistas.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *