Protrusão discal: sintomas e tratamento

O que é exatamente uma protrusão discal

Se você tem uma protrusão de disco, então você está sofrendo do que é comumente chamado de ‘disco solto’. Na realidade, este é um termo genérico para uma variedade de problemas médicos que se relacionam com os discos do tecido mole que separam as vértebras na coluna vertebral.

Em termos médicos você pode estar sofrendo por uma saliência do disco (protrusão ou hérnia) ou por uma ruptura do disco (extrusão ou expulsão).

Sintomas da protrusão discal

O canal espinhal é a casa da medula espinhal e dezenas de raízes nervosas que se ramificam da coluna vertebral, saem da espinha e continuam para as áreas corporais que servem. Quando um disco sobressai para o espaço limitado do canal espinhal, o disco pode pressionar, irritar ou de outro modo interferir com uma raiz nervosa ou a medula espinhal. É esta compressão do nervo que provoca os sintomas de protrusão discal mais graves, incluindo:

Dor local crônica no pescoço e nas costas

  • Dor, dormência e formigamento nas extremidades
  • Ciática
  • Perda de flexibilidade e mobilidade
  • Rigidez ou dor
  • Fraqueza muscular

Por outro lado, um disco saliente na região lombar que comprime uma raiz nervosa lombar ou o nervo ciático pode causar dor lombar, bem como dormência, formigamento, dor aguda e fraqueza muscular nas pernas, pés e nádegas.

radiculopatias

Diferença entre hérnia de disco e protrusão discal

As pessoas muitas vezes se referem a uma hérnia de disco, como um “disco solto”. O disco não desliza realmente para fora do lugar. Em vez disso, o termo hérnia significa que o material no centro do disco foi espremido para fora do seu espaço normal.

protrusão

Mas, em alguns casos, o núcleo é empurrado completamente através do anulus e se espreme para fora do disco. Isso é chamado de uma hérnia de disco ou protrusão. Herniação e protrusão são duas palavras para a mesma coisa.

Tratamentos aqui >

Compartilhe a informação
Coluna-Brasília
Coluna-Brasília

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília-DF, atua principalmente no tratamento da dor e afecções da coluna. Preconizamos o tratamento conservador e medidas sem cirurgia com enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolos exclusivos. Temos médicos e fisioterapeutas especialistas.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *