Torcicolo: O que é, causas e tratamentos

Um torcicolo é tipicamente caracterizado por dor e dificuldade em mover o pescoço. Especialmente ao tentar virar a cabeça para o lado. Também pode ser acompanhada por dor de cabeça, dor no pescoço, dor no ombro e / ou dor no braço.

torcicolo

O que é torcicolo?

O pescoço se posiciona para um lado específico, a cabeça fica inclinada para um lado e o queixo para o outro, com dificuldade de rotação para o outro lado e para trás.

É bastante comum que a rigidez inicie pela manhã, logo quando o paciente acorda. Mesmo que antes de dormir não tenha sentido nenhum sintoma significativo. Este distúrbio afeta ambos os sexos em qualquer idade, mas é mais frequente em mulheres e em pessoas de meia idade.

Causas comuns de um torcicolo

  • Dormindo em uma posição desconfortável ou em uma cama desconfortável
  • Estresse, preocupações ou ansiedade
  • Uma quantidade incomum de tempo dirigindo
  • Longas horas na frente de um computador

No entanto, em muitos casos, nenhuma causa óbvia pode ser encontrada. Espasmos nos músculos do pescoço e dos ombros pioram a dor, o que, por sua vez, limita o movimento do pescoço e da parte superior da coluna.

Duração dos sintomas do torciclo

A duração dos sintomas costuma atingir, no máximo, uma semana.

Quando o período ultrapassar este limite ou quando houver muita freqüência de episódios com intervalos curtos, é recomendado procurar o médico. Caso contrário, isto é, quando os sintomas somem rapidamente e o episódio é esporádico, o tratamento pode ser realizado pelo próprio paciente.

Dor miofascial e torcicolo

Um ponto gatilho é um ponto sensível em seu músculo. As pessoas costumam descrevê-las como “nós” – um feixe de músculos tensos e contraídos que se contorcem e espalham dor quando pressionados ou movidos.

Quando a dor se espalha, isso é chamado de dor referida. Por exemplo, um ponto de gatilho pode estar em seu ombro, mas atire a dor no pescoço quando for cutucado.

Pontos-gatilho

Os pontos-gatilho fazem com que os músculos fiquem estressados e se contraiam, o que resulta em fraqueza e dormência muscular, além de movimentos musculares limitados.

Pontos gatilho são normalmente causados por fatores mecânicos – isto é, fatores que colocam tensão ou estresse em seus músculos. Um trauma espinhal, como um traumatismo causado por um acidente de carro ou uma lesão relacionada a esportes, pode causar a formação de pontos gatilho.

Como aparecem os pontos-gatilho?

Você também pode incentivar um ponto-gatilho a se desenvolver fazendo coisas repetitivas e rotineiras todos os dias que prejudicam a saúde da coluna ao longo do tempo. Por exemplo, você pode esticar os músculos do pescoço mantendo uma má postura por um longo período (como dormir em um travesseiro sem apoio ou esticar o pescoço enquanto trabalha em um computador) ou carregando uma bolsa pesada que sobrecarrega os músculos do pescoço, parte superior das costas e ombros.

Tratamento para o torcicolo

Modificações nos ambientes

Eliminar os fatores estressores ou evitar situações estressoras inclui reconsiderar o emprego, afastar-se de pessoas tóxicas, reavaliar o ambiente no qual está inserido, pois somos reflexo do ambiente, solucionar pequenos problemas presentes na rotina e, por fim, investir mais no lazer e em momentos descontraídos.

Além disso, outras medidas preventivas incluem trocar o colchão e travesseiros por modelos mais anatômicos e confortáveis; trocar a mobília do trabalho, ou seja, utilizar uma cadeira ou poltrona que favoreça a postura; realizar atividade física, como uma caminhada, contribui ao fortalecer a musculatura, ao melhorar a postura, ao equilibrar o tônus muscular e ao reduzir o estresse; realizar alongamento diariamente; proteger o pescoço do frio; alinhar o computador na altura da cabeça e levantar objetos pesados do chão flexionando os joelhos totalmente.

Ambiente relaxador

É importante que seja organizado um ambiente relaxante para o repouso, sem que haja estímulos que possam trazer tensionamento, preocupação, estresse ao paciente;

Exercícios

Com suavidade e muita cautela, pode-se realizar exercícios de rotação, tentando mexer o pescoço de um lado para o outro. Contudo, é preciso respeitar o limite individual.

Massagem

Deslizar as mãos ou solicitar que alguém o faça, pressionando levemente a região afetada. Isto pode aliviar a dor e proporcionar relaxamento do músculo tensionado.

Colar cervical

Imobilizar o pescoço é importante durante o repouso. Pode ser substituído por uma toalha macia envolta do pescoço e prendendo-a firmemente.

Aplicação de temperatura

Compressas quentes é recomendado. O calor auxilia no relaxamento muscular.

Tratamentos Específicos para torciclo

Em relação ao tratamento medicamentoso, podem ser administrados oralmente analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, bem como podem ser aplicados adesivos, géis ou pomadas que contenham propriedade analgésica.

A fisioterapia e acupuntura pode ser indicada para casos reincidentes. Atividades físicas que não sobrecarreguem o pescoço, como natação, pilates e Yoga.

Procure um tratamento para torcicolo:

Compartilhe a informação
Coluna-Brasília
Coluna-Brasília

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília-DF, atua principalmente no tratamento da dor e afecções da coluna. Preconizamos o tratamento conservador e medidas sem cirurgia com enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolos exclusivos. Temos médicos e fisioterapeutas especialistas.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *